Os Quatro Pilares da Educação são na verdade quatro princípios fundamentais em estratégias para promover a educação como desenvolvimento humano. Todos eles foram definidos no "Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação no século XXI" pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) do qual formam o núcleo principal. (Elaborado por uma comissão de quinze membros; sob a coordenação de Jacques Delores o Relatório foi publicado na forma de livro com o titulo: “Learning: The Treasure Within” (UNESCO), Paris, 1996) e foi traduzido para o português por Jose Carlos Eufrazio, recebendo o titulo: "Educação: Um Tesouro a Descobrir" (UNESCO, MEC, Editora Cortez, São Paulo, 1997- 2º Edição 1999).
O conceito de educação como desenvolvimento humano, objetiva a construção de competências estimulando e valorizando as potencialidades do individuo de forma integral. Focando a aprendizagem na aquisição de instrumentos de compreensão, raciocínio e execução, os Quatro Pilares da Educação são peças fundamentais e necessárias para conceber idéias e gerar resultados fortalecendo os princípios, os meios e principalmente os fins da própria educação.
Os Quatro Pilares da Educação apresentam uma proposta na qual a aprendizagem propõe uma educação na qual devemos:
1- Aprender a Conhecer: valorizando a aquisição dos instrumentos de conhecimento onde o raciocínio lógico, a compreensão e a memória caracterizam na essência dos processos cognitivos dos indivíduos despertando a vontade de aprender a acima de tudo incentivando não apenas o pensamento dedutivo como também o individuo. A palavra de ordem ao aprender a conhecer, é promover a iniciativa nos alunos fazendo com que cheguem às próprias conclusões explorando com autonomia os domínios do saber e do desconhecido.
2 - Aprender a Fazer: aplicando na pratica os conhecimentos teóricos reconhecendo as qualidades, os méritos e os valores que uma boa comunicação tem diante dos fatos reais, tornando o individuo um ser capaz de interpretar as demandas de informação e construir conceitos, aprendendo a beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a sua vida.
3 - Aprender a Viver com os outros: efetivando por meio da aprendizagem a vivencia e a convivência com as pessoas diante dos hábitos e das atitudes em prol da paz, da tolerância e da compreensão entre a vida pessoal e social, respeitando o desconhecido e aceitando o semelhante.
4 - Aprender a Ser: essa aprendizagem em especial depende diretamente dos outros três princípios e faz com que os indivíduos tornem-se seres autônomos, intelectualmente ativos e independentes. Estimular aprendizados faz da educação um instrumento que estabelece relações, e, que busca na comunicação a participação proativa de todo individuo na vida em sociedade.
É importante lembrar, que o Relatório não oferece receitas prontas, mas apresenta uma proposta na qual a aprendizagem é na verdade a essência da própria pratica educativa diante dos saberes pedagógicos, com reflexo na vida em sociedade.
Daniella Magnini Baptista
Pedagoga
Adorei esse blog! Esta de parabens quem o fez, eu estava querendo um resumo sobre os 4 pilares da educacao, e o melhor que eu achei foi justamente nesse blog, atualize ele sempre! parabens!!!
ResponderExcluirta ficando bom!!!
ResponderExcluirGostei deste blog pesquisei muito para ter essas resposta
ResponderExcluirAmei este blog
ResponderExcluir